twitter


Curso Elaboração de Projetos

Cursistas: Michele e Catarina

Atividade 1.2 – Diálogo Teórico

Tutora: Elaine

 

Maria Montessori

Segundo a visão pedagógica da pesquisadora italiana, o potencial de aprender está em cada um de nós.

A tarefa do professor é preparar motivações para atividades culturais, num ambiente previamente organizado, e depois se abster de interferir Maria Montessori priorizava os anos iniciais de aprendizado

A filosofia e os métodos elaborados pela médica italiana procuram desenvolver o potencial criativo desde a primeira infância, associando-o à vontade de aprender conceito que ela considerava inerente a todos os seres humanos.
De acordo com a italiana Maria Montessori as crianças trazem dentro de si o potencial criador que permite que elas mesmas conduzam o aprendizado e encontrem um lugar no mundo.
Todo conhecimento passa por uma prática e a escola deve facilitar o acesso a ela, ajude-me a agir por mim mesmo. Outro aspecto fundamental da teoria montessoriana é deslocar o enfoque educacional do conteúdo para a forma do pensamento.
Baseia-se em uma necessidade vital para a criança que é a de aprender fazendo e o Material Dourado é um dos materiais criado por Maria Montessori, este desperta no aluno a concentração e o interesse, além de desenvolver sua inteligência e imaginação criadora.

1 comentários:

  1. Muito importante isso : as crianças trazem dentro de si o potencial criador que permite que elas mesmas conduzam o aprendizado

Postar um comentário